ET - Serviços e Formação

Projectos e Planos de Segurança

A ET disponibiliza serviços no âmbito da Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE), designadamente projectos de SCIE de todas as categorias de risco de incêndio, elaboração de planos de segurança internos, implementação de medidas de autoprotecção, realização de acções de formação e de simulacros de acordo com o DL n.º 220/2008 e a Portaria n.º 1532/2008.
Dispomos de competência técnica para o desenvolvimento e instalação de sistemas automáticos e dispositivos autónomos de detecção de incêndio e gases, realização de manutenção de extintores e consultoria e aplicação de sinalética de segurança

Detecção e/ou Extinção de Incêndios

As matérias relativas a sistema automático de detecção e extinção de incêndio são abrangidas por legislação específica, com tutela da ANPC, que promove a difusão e a correcta implementação de sistemas mais evoluídos.

Este tipo de sistema é completamente automático, permitindo detectar e alertar atempadamente as pessoas, de forma a serem tomadas as medidas correctivas necessárias (manuais ou automáticas) para controlo e extinção do incêndio.

A ET implementa sistemas convencionais ou endereçáveis reconhecidos pela sua qualidade e com excelência de serviço assegura uma oferta de soluções capazes de responder às expectativas do mercado, sempre de acordo com as regulamentações e normas vigentes.

Circuito Fechado de Televisão

O sistema de circuito fechado de televisão, do inglês CCTV (Closed Circuit Television), é abrangido por legislação específica e é tutelado pela PSP, por via do SIGESP – Sistema Integrado de Gestão de Segurança Privado.
Os sistemas oferecem uma oferta completa no que concerne à segurança electrónica, pois permitem detectar actividades suspeitas contra pessoas e bens, mediante a visualização local ou remota de imagens em tempo real, servindo as imagens captadas para fornecimento de provas às autoridades de investigação criminal.
Para a implementação destes sistemas, a ET dispõe de soluções de vanguarda e de referência a nível mundial, desenvolvendo os serviços de estudo de projecto e de implementação com forte know-how – sendo possível a concepção de base e a integração com sistemas já existentes.
Na vertente de analítica de vídeo, através de equipamentos mais avançados, é possível a análise óptica ou térmica de imagens para efeitos de detecção, contagem e leitura.

Controlo de Acessos

O controlo de acessos é abrangido por legislação específica e tem tutela da PSP, enquadrado no SIGESP.
O acesso ilegal, assim como qualquer fuga de informação, furto ou roubo são grandes ameaças para qualquer empresa ou organização, sendo o acesso simplificado aos edifícios, a falsificação de identidade ou a negligente identificação de pessoas, os meios mais comuns que potenciam estes actos.

O sistema de controlo de acessos é o mecanismo adequado para detectar padrões de actividade potencialmente ilícita, evitar ameaças e corrigir comportamentos.

A ET implementa sistemas de controlo de acessos que podem ser integrados com outros sistemas de segurança (CCTV), de forma a minimizar ao máximo o risco de violação às regras de acesso.

A autenticação por biometria veio proporcionar um controlo mais efectivo e fiável, dado que os elementos humanos de digitalização não são susceptíveis de manipulação, sendo marcas intrínsecas de cada indivíduo.

Gestão de Chaves e Activos

O produto é normalmente designado por “chaveiro electrónico”.
Os Sistemas de Guarda e Gestão Electrónica de Chaves e Activos são ferramentas de segurança essenciais à correta utilização destes activos no seio das empresas, não só no que diz respeito aos bens em si, como à sua relação e integração com outros sistemas de segurança e de gestão empresarial.

Com eles, o acesso não autorizado, ou de favor, às chaves da empresa ou organização, bem como a sua perda ou extravio passam a ter um utilizador conhecido e responsabilizável.

Protecção contra Quedas em Altura

Pensadas para situações onde existe o risco de queda, as soluções de protecção para trabalhos em altura podem ser usadas como sistemas de retenção e prevenção, que impedem ao trabalhador o alcance de zonas onde existe o risco de queda, ou como sistemas que actuam em caso de queda efectiva, impedindo que o trabalhador colida com um nível inferior à plataforma de trabalho.

Ambas as soluções implicam a utilização de arnês de corpo inteiro, pontos de ancoragem e elementos de ligação entre estes equipamentos.

Além deste tipo de protecção dispomos ainda de sistemas passivos de prevenção de quedas tais como plataformas de trabalho, unidades de manutenção de fachadas, andaimes e barreiras auto portantes – conhecidas como “guarda corpos”.

Dispomos de conhecimentos técnicos e meios humanos para desenvolver, instalar e certificar soluções únicas, feitas à medida para cada projecto e de acordo com as exigências e características específicas de cada ambiente de trabalho, complementando ainda com formação certificada em várias vertentes dos trabalhos com risco de queda em altura.


Ancoragem

Ancoragem

Arnês

Arnês

Elementos de Ligação

Elementos de Ligação

Descida e Resgate

Descida e Resgate

Linhas de Vida

Linhas de Vida

Ferramentas

Ferramentas

*Imagens meramente ilustrativas

Detecção de Gases e Espaços Confinados

O controlo de gases e vapores, quer em instalações e/ou superfícies extensas, quer por parte dos trabalhadores que enfrentam situações potencialmente perigosas, é um dos pontos fortes da oferta ET. Temos as melhores soluções para instalações, com equipamentos de monitorização de gases fixa ou portátil.
Asseguramos a melhor segurança com equipamentos de certificação ATEX segundo a directiva 99/9/CE e prestamos a assistência técnica em calibrações periódicas ou manutenções necessárias.

A entrada num espaço confinado pode envolver perigos diversos, com características específicas, de acordo com o tipo e sector de actividade, exigindo um planeamento dos trabalhos a realizar.

A avaliação dos riscos, a adopção de medidas de prevenção e a informação aos trabalhadores, são alguns dos factores determinantes para a redução de acidentes.

A ET dispõe da experiência e mais-valia técnica necessárias para fornecer os melhores e mais adequados equipamentos/soluções para trabalhos em espaços confinados.

A formação para este tipo de trabalhos é parte indispensável para uma correcta intervenção dos trabalhadores, em espaços com características tão próprias.

Espaços Cofinados

A entrada num espaço confinado pode envolver perigos diversos, com características específicas, de acordo com o tipo e sector de actividade, exigindo um planeamento dos trabalhos a realizar.
A avaliação dos riscos, a adopção de medidas de prevenção e a informação aos trabalhadores, são alguns dos factores determinantes para a redução de acidentes. A ET dispõe da experiência e mais-valia técnica necessárias para fornecer os melhores e mais adequados equipamentos/soluções para trabalhos em espaços confinados.

A formação para este tipo de trabalhos é parte indispensável para uma correcta intervenção dos trabalhadores, em espaços com características tão próprias.

Inspecção e Manutenção

Todas as soluções apresentadas pelo Departamento SIES são susceptíveis de contratação de serviços para a verificação, manutenção ou assistência técnica através da calendarização periódica, de forma a garantir o bom desempenho e maior durabilidade do sistema.

Formação de Trabalhadores

A ET disponibiliza formação profissional certificada, dispondo de meios técnicos e humanos ao serviço dos seus parceiros para diferentes conteúdos formativos. Sempre a acompanhar as necessidades dos seus parceiros, asseguramos um leque de produtos e serviços destinados a trabalhos e tarefas com riscos específicos e acrescidos.
De entre os diferentes trabalhos com especiais riscos para a vida e integridade física do trabalhador encontram-se os trabalhos em altura (responsáveis pela maioria dos acidentes mortais em ambiente de trabalho) e os trabalhos em espaços confinados.


Estes trabalhos exigem equipamentos tecnologicamente desenvolvidos e procedimentos especialmente cuidados e treinados, para que se minimize ao máximo a possibilidade de ocorrência de acidentes graves ou mortais.

A ET representa as melhores marcas do mercado, sendo sempre fiel à sua política de monomarca e do compromisso por um excelente custo-benefício à empresa que investe na segurança e conforto dos seus trabalhadores, complementando o fornecimento de equipamentos com o devido acompanhamento técnico-comercial e disponibilizando formação certificada para trabalhadores.

Recorrendo aos nossos técnicos internos e a parcerias consolidadas, asseguramos formação caracterizada por uma eminente vertente prática, destacando-se a Formação em Trabalhos Com Risco de Queda em Altura (nas diferentes vertentes: Trabalho em Postes, Acesso por Cordas, Poda de Árvores, Trabalho em Eólicas, etc) e a Formação em Trabalho e Resgate em Espaços Confinados.

As formações são estruturadas a partir das basilares noções teóricas e pela transmissão do devido enquadramento legislativo, tendo a sua maior ênfase na essencial vertente prática, caracterizada pela simulação em contexto real dos procedimentos e tarefas a desenvolver pelos trabalhadores/formandos.

Destacamos ainda a formação em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e a formação Hazmat (Materiais Perigosos), ambas fruto da parceria entre a ET e o Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS), da GNR, sendo formações desenvolvidas pelos próprios elementos desta força especial, nas suas unidades operacionais, e destinadas a todo o tipo de empresas onde se pretenda reforçar os meios humanos de busca e auxílio perante situações de catástrofe. 

As formações ET são sempre moldadas segundo as necessidades individuais dos formandos e as condições de trabalho encontradas nas empresas, potenciando-se assim a devida assimilação e pertinência de conteúdos.

As competências dos formandos são certificadas ao abrigo da DGERT – Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, por inscrição na plataforma SIGO – Sistema de Gestão da Oferta Educativa.


Notícias