ET - Estatutos e Certificações

PME Líder

O Estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI no âmbito do Programa FINCRESCE, com o objectivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições optimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.
Devido à solidez financeira, qualidade e liderança da sua gestão a ET foi distinguida como PME Líder.
O Estatuto foi atribuído pelo IAPMEI, numa parceria com os principais bancos a operar em Portugal, designadamente o Banco BPI, o Banco Popular, o Barclays, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Agrícola, o Millennium BCP, o Montepio, o Novo Banco, o Novo Banco Açores e o Santander Totta.
Para além do estatuto ser um selo de reputação na relação das empresas com o mercado, é simultaneamente um requisito que facilita a aproximação a diferentes fontes de financiamento, no domínio do crédito ou do capital.

ISO 9001

A ET, como organização de sucesso, cumpre os requisitos necessários para ser reconhecida como uma organização com cultura para a qualidade – desde a sua metodologia de operações, até à definição dos procedimentos dos seus serviços e produtos. Com foco no cliente, a sua implementação de ferramentas de qualidade, permitem responder com sucesso a novas oportunidades e desafios num mercado global cada vez mais competitivo.
Devido à qualidade em todos os serviços e produtos que presta, a ET está certificada pela norma ISO 9001 (referencial internacional de gestão de qualidade) cumprindo com 8 princípios básicos para ser considerada uma organização de qualidade:
  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Abordagem por processos
  • Abordagem da gestão como um sistema
  • Melhoria contínua
  • Tomada de decisão baseada em factos
  • Relação de benefício mútuo com os fornecedores
Desta forma, a ET comprova o compromisso com a qualidade e satisfação do cliente, assegura que os seus produtos e serviços cumprem com os requisitos do cliente, bem como com a legislação aplicável e mede de perto o progresso de melhoria contínua e desempenho da organização.

NP 4413

A ET está certificada pela norma NP 4413 de forma a dar resposta a uma correcta utilização e manutenção de extintores de incêndio.
Os extintores são a primeira intervenção na extinção de fogos, no entanto, a sua eficácia depende de uma manutenção adequada, da sua correcta utilização, do tipo, da capacidade, do número de equipamentos necessários em função dos riscos e da sua sinalização e instalação adequadas.
A NP 4413 define requisitos e procedimentos, segundo os quais a ET concretiza um serviço de qualidade verdadeiramente reconhecido pelo público. Com a certificação do serviço, os níveis de qualidade do serviço prestado são elevados, através de um conhecimento profundo das necessidades e expectativas do cliente. Os requisitos exigidos e cumpridos pela ET são:
  • Organização e responsabilidade 
  • Existência de um sistema documental
  • Controlo de documentos e dados, incluindo registos
  • Instalações e equipamentos
  • Qualificação e formação de colaboradores
  • Avaliação da satisfação dos clientes
  • Não conformidades, ações corretivas e preventivas
  • Metodologias de controlo interno
  • Plano de controlo interno 
A certificação do serviço, de acordo com a NP 4413 permite à ET cumprir automaticamente a legislação em vigor relativa à manutenção de extintores. Adicionalmente, obter esta distinção, reforça a motivação dos seus colaboradores para a qualidade do serviço, aumentando o seu envolvimento, evidenciando o seu impacto directo na satisfação do cliente. Com um aumento da confiança e fidelidade dos clientes, a ET obtém assim um reconhecimento público com um elevado nível de qualidade.

DGERT

A ET como entidade formadora nos serviços que presta, de forma a obter uma melhoria na capacidade, qualidade e fiabilidade do serviço de formação prestado, bem como de modo a satisfazer as necessidades do mercado e responder assim às expectativas dos seus clientes, foi certificada pela DGERT.
De forma a obter o sistema de certificação definidos na Portaria nº 851/2010, de 6 de Setembro alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de Junho, a ET cumpre com os seguintes objectivos:
  • Promove a qualidade e a credibilização como entidade formadora que opera no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações 
  • Contribuição para que o financiamento das actividades formativas tenha em conta a qualidade da formação ministrada e os seus resultados
A validação desta actuação especializada exige a avaliação das condições detidas em termos de práticas e de recursos, por comparação com o referencial de qualidade da certificação e uma apreciação técnica mais específica de dimensões como:
  • A adequação dos objectivos e conteúdos de formação
  • As competências técnicas dos formadores 
  • Os requisitos técnicos mínimos das instalações e equipamentos em função das áreas de formação prosseguidas
A certificação visa notar, mais uma vez, a qualidade no serviço que a ET presta, bem como a responsabilidade crescente e posterior satisfação que obtém juntos dos seus clientes.

ANPC

A Autoridade Nacional de Protecção Civil é um serviço central, da administração directa do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
Tem por missão planear, coordenar e executar a política de protecção civil, designadamente na prevenção e reacção a acidentes graves e catástrofes, de protecção e socorro de populações e de superintendência da actividade dos bombeiros, bem como assegurar o planeamento e coordenação das necessidades nacionais na área do planeamento civil de emergência com vista a fazer face a situações de crise ou de guerra.
A ANPC prossegue, de acordo com o Decreto-Lei n.º 73/2013 de 31 de maio, alterado pelo Decreto-Lei n.º 163/2014 de 31 de Outubro, atribuições no âmbito da previsão e gestão de risco e planeamento de emergência, da actividade de protecção e socorro, das actividades dos bombeiros, dos recursos de protecção civil, e da aplicação e fiscalização do cumprimento das normas aplicáveis no âmbito das suas atribuições.

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